Alunos integrantes da Equipe de Ajuda JPI, primeira a ser implantada em Feira de Santana, participaram do ‘Seminário convivência ética nas escolas: O apoio entre pares’, ocasião em que compartilharam experiências vividas pelo grupo. Evento foi promovido pelo Grupo de Estudos em Educação Moral (Geem), formado por educadores feirenses; e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Entre presentes no seminário esteve a estudante Júlia Lira. “Equipe de Ajuda contribui para que alunos demonstrem melhor suas emoções no ambiente escolar, emoções que muitas vezes acabam sendo entendidas de maneira incorreta. Ao ouvir relatos dos demais participantes do evento, vimos que é possível ter evolução muito grande na convivência escolar através dessas equipes”, disse ao citar uma das propostas do grupo, que é promover respeito entre alunos.

João Miguel da Silva também falou ao público sobre a Equipe de Ajuda JPI. “Nossa escola, única a ter esse grupo, representou Feira de Santana nas discussões sobre o tema. Para mim, foi muito gratificante participar”, declarou. Estudante Brenda Barreto foi mestre de cerimônia do encontro. Atuação da equipe é orientada pelas psicólogas escolares JPI Luana Braz e Michelle Mariano, que também falaram aos presentes no seminário.

Conforme Luana Braz, nossa Equipe de Ajuda tem 24 estudantes, sendo 3 representantes por turma escolhidos pelos próprios colegas, e atua especificamente do 6º ao 9º ano, fase escolar que compreende a adolescência, período em que, segundo estudos, alunos costuma procurar outros adolescentes de seu convívio para falarem sobre suas dificuldades “Grupo integra Programa de Convivência da nossa escola, que envolve também componente curricular ‘Ser e Conviver’, proposta aplicada do 4º ao 9º ano”, acrescentou a psicóloga.

Michelle Mariano disse que Equipe de Ajuda atua para além do combate ao bullying, ela também desenvolve outras ações como a formação de grupos de estudo para auxiliar quem estiver com dificuldade em algum componente curricular. “Equipes de Ajuda foram iniciadas na Espanha. Em 2015, pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem), formado por estudiosos das universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp), adaptaram modelo ao Brasil. Temos protocolo que inclui da preparação à atuação da equipe. Foi maravilhoso participar do evento que teve presença de pesquisadores que fundamentam nosso trabalho na JPI”, contou.

Educadores Elvira Pimentel, que é feirense, e Raul Alves, ambos do Gepem, falaram sobre ‘Caminhos a seguir e outros problemas do (cyber)conviver…’. O educador também abordou ‘As equipes de ajuda do Brasil: Passos que nos trouxeram até aqui’. Integrante do Geem, a psicóloga Jamile Souza falou sobre ‘Apoio entre os pares: Encantamentos e desafios na implementação em escolas da Bahia’. ‘Desafios do conviver: O necessário olhar para os atravessamentos de gênero e raça no apoio’ foi tema abordado pela educadora Danila di Pietro, coordenadora do Grupo de Estudos de Raça e Gênero (Gerage/Unicamp/Unesp). ‘Seminário convivência ética nas escolas: O apoio entre pares’ contou também com relatos de estudantes do Colégio Miró (Salvador) e foi realizado no teatro do Centro Cultural Sesc (Serviço Social do Comércio), em Feira de Santana, na sexta-feira (27).